segunda-feira, 2 de novembro de 2009

A TERAPIA DAS LETRAS (Artigo)


Admirável arte é a de escrever... Escrever bem, estruturar. O escritor, tanto quanto , qualquer profissional, deve zelar por sua ferramenta de trabalho.

Estive a observar o pedreiro que reformava parte da minha casa... Observei o seu zelo, pela limpeza de suas ferramentas a cada término de jornada trabalhista diária. Ele sabe o quanto precisa de cada uma delas! É de suma importância a perfeita conservação de cada ferramenta.

Analisei sobre a arte de escrever. Do que isto representa. A responsabilidade de tornar público, trazer a luz o que é gerado em nós... Sim! Gerado em nós!
A menor frase... Não pode ser à toa. Tem que ter um sentido! Edificação! Não importa o gênero... forma, performance! Tem que construir algo... vindo a luz, é para iluminar! Fazer a diferença, guiar, direcionar, curar, fazer rir, chorar... Mesmo às lágrimas, devem ser curadoras.

Cada escrito nosso é um filho que parimos!...
A boa mãe – o poeta não tem sexo – acaricia o filho mesmo dentro do seu ventre, conversa baixinho em declarações de amor, canta cantigas de ninar... E sonha com tudo de bom, para a vida que está sendo gerada em si. E deseja ardentemente que este venha ao mundo para edificação.

A nossa ferramenta de trabalho são as letras! Elas podem mudar o mundo! Depende de quem as usa... Temos esse poder divino! O mundo está ao alcance dos nossos dedos... Edifiquemos!

Preocupemo-nos em dar o nosso melhor. Não percamos tempo em comparações, ou anseio em sermos, tal qual , alguém que admiramos. Cada um de nós tem um valor inestimável, devemos isto a Deus !

A escrita é uma forma de terapia, produz cura! Porém, não da forma que alguns vêm. Deixando-se transparecer em desabafos descabidos, expondo negatividade...

Desabafar não é poetizar! O poeta transforma um desabafo em poesia, jamais vice-versa.

Há mães que costumam repassar para os filhos a amargura de suas vidas, e , se esquecem de viver por insistirem em reviver os sofrimentos passados. É sempre a mesma história... Um risco para quem as ouve, de se tornar igualmente amargos e rancorosos.

Façamos da escrita uma arte – edificação – . Admirável é a amizade do escritor, poeta, pelas letras. “Estruturemos Vidas Através das Letras”


EstherRogessi.Escritora.UBE. Mat.3963.Artigo: A TERAPIA DAS LETRAS.28/10/09.
http://muraldosescritores.ning.com/profiles/blogs/a-terapia-das-letras

Creative Commons License
This obra by Attribute work to name is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Vedada a Criação de Obras Derivadas 2.5 Brasil License

3 comentários:

shintoni disse...

Esther:
Hoje postei Por Onde Andei, ok? Muito bom!
A imagem é muito boa!
Valeu mesmo!
Aproveito para convidá-la a participar do nosso Tema do Mês, que é "Aquele Livro...". Sei que você terá palavras profundas de reflexão para nos trazer sobre este tema.
Abração e ótima semana!

shintoni disse...

Esther:
Hoje postei "Raia o sol após cada tempestade", ok?
Ontem não pude postar por causa do apagão.
Valeu mesmo!
Abração!

shintoni disse...

Esther:
Seus textos e poesias já foram postados no Duelos, ok?
Valeu mesmo!
Abração e ótima semana!

Quem sou eu

Minha foto
Baronesa da Gothia Rogessi de A. Mendes (EstherRogessi). Pernambucana, outorgada com Título Nobiliárquico - Alta Insígnia BARONESA DA GOTHIA da Augustíssima e Soberana Casa Real e Imperial dos Godos de Oriente, DAMA COMENDADORA da Real Ordem dos Cavaleiros e Damas Rei Ramiro de Leão. Comendadora pelo CONINTER ARTES.. Escritora UBE/SP; Embaixadora da Paz (FEBACLA); Artista plástica, Membro Correspondente de várias Academias de Letras e Artes Nacionais e Internacionais. Consulesa e Comendadora. Tem escritos publicados em Antologias e Revistas Virtuais, no Brasil e exterior. Publicou o seu primeiro livro solo, pela Editora Literarte intitulado "Conflitos de uma alma" Romance ISBN 978-8-5835200-8-5 EstherRogessi recebeu várias premiações nacionais e internacionais.