segunda-feira, 11 de outubro de 2010

A NETIQUETA


Ao ligar meu PC deparei-me com um e-mail que me chamou a atenção, por sua frieza - o que já tinha acontecido antes-, aliás, faz parte do perfil da autora essa peculariedade... Lá estava. Redigido de forma mal educada e seca!

Na concepção da autora, um e-mail - em nome da velocidade da luz-, deve ser redigido, com o mínimo de caracteres possível. Afinal de contas, e-mail não é carta é uma rápida comunicação.

Acredito, que, com o mínimo de palavras podemos usar de coerência e objetividade, sem que, jamais esqueçamos a
cortesia e regras básicas de boa educação. Exemplifico, através dos microcontos - tão em alta no TWITTER. E, que se pode contar sobre uma vida e lançar no imaginário, outras tantas, tipo: "Vende-se sapatos de bebê, nunca usado."(Ernest Hemingway) que em tão poucas palavras deixa-nos subtender a história de uma mulher que teve a sua vida embalada pelo sonho de ter uma criança; àquela que seria mãe; que comprou um enxoval para o seu bebê e que teve o seu sonho frustrado. A criança, certamente não chegou a nascer e/ou nasceu morta, ou ainda, algo que não percebemos. O fato é que o sapatinho nunca foi usado.

Objetividade é sempre pertinente, porém, devemos usar de clareza, coerência e bom-senso.

Da mesma forma que existe a linguagem INTERNETÊS – simplificada, abreviada, codificada -, existem regras de boa educação visando a boa convivência no mundo virtual - na web -, a chamada: “NETIQUETA!”

Quanto engano! Ela – a minha amiga – anda totalmente equivocada, quanto ao seu proceder. Educação nunca é demais.

Comecei a ler o tal e-mail que classifico como que a síntese das sínteses:

– enviei a papelada. Confirme!

Como pode? Que absurdo! Isso é forma de se escrever um e-mail? Não se saúda; não se diz ao menos: olá!? Ao término, não se coloca uma breve saudação?
Vou fazê-la sentir como se faz um e-mail:

– Cara Cinthia...
Bom dia e muita paz!

Recebi o teu e-mail. Sou-te grata pela brevidade quanto ao envio da documentação. Muito me ajudará.
Que o teu dia seja promissor.

Atenciosamente:

EstherRogessi.

– Defendo a tese de que nem todo mal é totalmente mal e nesta visão, aproveito e compartilho com os leitores, algumas normas da web.

A NETIQUETA

1- Não é aconselhável o uso de maiúsculas nos emails, MSN,salas de bate-papo etc. Na internet as maiúsculas significam GRITAR. Se for problema de visão, aumente o Nº da Fonte.

2- Jamais repasse correntes.

3- Quer-se enviar arquivos pesados, pergunte antes se pode. Hoje, muitas empresas já partilham arquivos através de FTP – File Transfer Protocol ( Protocolo de Transferência de Arquivos), o que facilita a vida de muita gente. Mas nas relações pessoais, m arquivo pesado pode complicar a vida do destinatário ( o arquivo corre risco de não abrir ou travar o computador).

4- Para vários remetentes utilize a opção cópia oculta, respeitando dessa forma a privacidade de todos.

5- Não demore uma eternidade para responder um e-mail, um SMS, um DM ( Direct Messager do Twitter). Se estiver completamente impossibilitado de responder,no email utilize a opção resposta automática.

6- Não esqueça os termos cordiais de saudação/despedida no início e no final do email: Olá, como vai?, bom dia, boa tarde, etc.E, até mais, um abraço, atenciosamente, grato pela atenção, etc.

7- Ao responder emails longos, no corpo do texto tente separar cada questionamento, respondendo por blocos (dando um espaço para cada resposta). Isso facilita a compreensão e leitura.

8- Ao participar de um foro de debates on-line, respeite as opiniões dos demais, mesmo que essas opiniões sejam totalmente diferentes das suas. Não transforme o fórum num campo de batalha.

9- Não anexe no corpo do e-mail variadas animações e emoticons (bichinhos,bonequinhos,florzinhas). Deixe esse tipo de intimidade para partilhar com pessoas íntimas.

10- Ao convidar alguém para ser seu (a) amigo (a) numa das redes sociais (Badoo, Facebook.Orkut etc) envie junto com o pedido uma breve saudação, tipo: olá, posso te add? Se a pessoa não sabe de quem se trata, será útil uma apresentação prévia: sou Fulano de tal que trabalha na empresa tal. Ou: sou Fulano, amigo de Sicrano.

A LINGUAGEM CODIFICADA: O INTERNETÊS

vc = você ans=anos
blz = beleza axo=acho
fds= fim de semana q=que
net=internet nd=nada
tb=também ñ=não
tah=está a v =a ver
tc=teclar xau=tchau
flw=falou att=atualizar
fmz=firmeza add=adicionar
tdo=tudo bjs=beijos
qdo=quando abs=abraços
pq=porque neh=né
eai=oi mg=comigo
qnt=quantos kd?=cadê?
alg=alguém hj=hoje

EstherRogessi. Texto Crônico: A NETIQUETA. Fonte: Oficina Análise de Textos (Raimundo de Moraes) Imagem Web Art by EstherRogessi10/10/10


Creative Commons License
This obra by Attribute work to name is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Vedada a Criação de Obras Derivadas 2.5 Brasil License<

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
Baronesa da Gothia Rogessi de A. Mendes (EstherRogessi). Pernambucana, outorgada com Título Nobiliárquico - Alta Insígnia BARONESA DA GOTHIA da Augustíssima e Soberana Casa Real e Imperial dos Godos de Oriente, DAMA COMENDADORA da Real Ordem dos Cavaleiros e Damas Rei Ramiro de Leão. Comendadora pelo CONINTER ARTES.. Escritora UBE/SP; Embaixadora da Paz (FEBACLA); Artista plástica, Membro Correspondente de várias Academias de Letras e Artes Nacionais e Internacionais. Consulesa e Comendadora. Tem escritos publicados em Antologias e Revistas Virtuais, no Brasil e exterior. Publicou o seu primeiro livro solo, pela Editora Literarte intitulado "Conflitos de uma alma" Romance ISBN 978-8-5835200-8-5 EstherRogessi recebeu várias premiações nacionais e internacionais.