domingo, 13 de fevereiro de 2011

Quem é Daniel Day Lewis?


Certamente, inúmeras respostas se sucederão diante dessa pergunta.
Esteticamente, eu poderia dizer que é um dos homens mais belos do planeta – a revista inglesa Empire o elegeu um dos cinquenta homens mais bonitos do mundo no ano de 1990 –; poderia falar sobre as suas origens: nascido em Londres, filho de família influente, sua mãe - filha de judeus e atriz conceituada de nome Jill Balcon; seu pai o poeta laureado britânico Cecil Day-Lewis; sua irmã mais velha, de nome Tamasin Day-Lewis, conceituada cineasta, documentalista e chefe de TV.

O seu pai não denotava interesse pelos filhos, faleceu quando Daniel tinha 15 anos de idade.
Day não sentiu a sua perda, e, diante do fato, lamentou a sua falta de emoção - gostaria de ter sido mais íntimo de seu pai.

Daniel cursou escolas públicas e deixou os estudos aos 13 anos de idade.
Apaixonou-se pelas artes dramáticas; conseguiu um papel no drama Domingo Maldito - John Schlesinger-, com empenho e dedicação, buscou apreender – mais que aprender, pois, o que se aprende, pode ser perdido, porém, o que se apreende, segue conosco – as minúcias do ofício. O seu zelo e profissionalismo, o fez e faz de fato um dos homens mais belos do planeta: só voltou as telas dez anos após o seu primeiro papel, quando se considerou amadurecido e, apto para expor o seu talento e técnicas.

A representação, a dramaturgia, corria-lhe nas veias, ele quiz mais que isso: buscou si encontrar, para que pudesse representar e assumir os seus personagens. A fama da família, certamente, lhe abriria às portas - ele buscou ser porta e ter a sua própria chave.

Atuou em filmes para a TV, e, conseguiu papeis irrelevantes no cinema. Precisava de um papel marcante, impactante, que lhe permitisse colocar à mostra a sua versatilidade e potencial interpretativos - um desafio antes de tudo a si mesmo.
Aconteceu!

A sua chance de ouro surgiu com a proposta de atuação no filme "Minha Adorável Lavandaria " que, viria chocar a indústria cinematográfica americana. O filme em questão relata a paixão entre um ingles e um árabe – administradores de uma lavandaria.

Por este e outro filme lançado simultaneamente: Uma Janela Para o Amor, onde Daniel atua um personagem distinto, face ao primeiro, Day-Lewis recebeu o prêmio da Associação de Críticos de New York de o melhor ator secundário do ano.

À partir daí sucederam-se os convites para papeis marcantes.
Um dos mais impressionantes papeis de Day-Lewis, aconteceu no filme O meu Pé Esquerdo, show de interpretação, onde Lewis se negou de sair da cadeira de rodas, onde vivia o seu personagem, mesmo nos intervalos cinematográficos - queria absorver mais e mais, das limitações de seu personagem – Christy Brown – um quadriplégico filho de uma família pobre, irlandesa. Considerado por todos como que um inútil, teve em sua mãe, Ms. Brown o único apóio e reconhecimento de um ser inteligente. O único orgão funcional de seu corpo, o pé esquerdo, e, dessa forma, ele consegue ser escritor e pintor – sem dúvida esse filme nos traz uma maravilhosa lição de vida, tão bela e grandiosa quanto, a de Daniel Day-Lewis, buscando sempre, apreender e se aperfeiçoar, visando dar o seu melhor - respeito para consigo e para com o público.
À ele, os meus aplausos!




EstherRogessi.Crônica: Quem é Daniel Day Lewis? Escritora UBE. Mat.3963. Imagens Web.
Fonte de pequisa: Sapo Saber, 13/02/11.

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
Baronesa da Gothia Rogessi de A. Mendes (EstherRogessi). Pernambucana, outorgada com Título Nobiliárquico - Alta Insígnia BARONESA DA GOTHIA da Augustíssima e Soberana Casa Real e Imperial dos Godos de Oriente, DAMA COMENDADORA da Real Ordem dos Cavaleiros e Damas Rei Ramiro de Leão. Comendadora pelo CONINTER ARTES.. Escritora UBE/SP; Embaixadora da Paz (FEBACLA); Artista plástica, Membro Correspondente de várias Academias de Letras e Artes Nacionais e Internacionais. Consulesa e Comendadora. Tem escritos publicados em Antologias e Revistas Virtuais, no Brasil e exterior. Publicou o seu primeiro livro solo, pela Editora Literarte intitulado "Conflitos de uma alma" Romance ISBN 978-8-5835200-8-5 EstherRogessi recebeu várias premiações nacionais e internacionais.

Tesouros Escondidos...