quinta-feira, 25 de março de 2010

LIDERANÇA

É inconcebível a idéia de que possa haver organização, crescimento e respeito, seja em qual for a ária, sem que antes, seja constituída uma liderança e distribuídas funções, entre os iguais, diante de Deus, porém, diferentes quanto ao intelecto, aos saberes e às próprias crenças. Toda a sociedade organizada é oriunda de diretrizes, geradas através de um comando maior e repassadas aos mais diversos escalões. Nenhuma sociedade, comunidade e/ou grupo, subsiste aos múltiplos comandos e/ou determinações. Para que haja ordem e decência em tudo, é preciso antes, haver planejamento e todo planejamento nasce – a princípio – isoladamente, mesmo que a seguir seja aprimorado, amadurecido e compartilhado. Porém, chegará o momento em que, se fará preciso o pronunciamento da palavra final. Essa virá do que lidera.

Liderança é preciso, e com ela, regras, direcionamentos, visando o bom andamento e organização de um todo, em prol do crescimento e bem-estar comum. Em uma sociedade em que não se aceita liderança e se defende essa idéia como que, ‘direito de todos’ e, se nomeia tal atitude, como que ‘exercício de democracia’, certamente não haverá prosperidade; não se chegará a um consenso. Opiniões divididas acarretam em destruição em cataclisma. Até mesmo, porque o princípio democrático, consiste no direito de escolher um líder sobre si, tendo consciência do seu posicionamento, da sua escolha feita através do voto, que vem denotar a seguinte verdade: está sob o comando de quem escolheu .

Temos que planejar até mesmo o nosso dia-a-dia. Colocar no papel prioridades a serem seguidas. E, assim, estaremos direcionando de forma planejada o nosso cotidiano e “liderando” a nossa vida. O que planeja, lidera. Quer direta ou indiretamente.

A própria natureza nos dá o exemplo de liderança através dos que são julgados – segundo o homem – irracionais, os animais, entre eles, seja em qual for a espécie, haverá sempre um líder. Até mesmo às formigas, essas nos dão e são um lindo exemplo de unidade, trabalho e submissão. Segundo a forma de comunicação entre elas, são distribuídos afazeres e metas a serem seguidas, em prol da comunidade.

De onde vem essa sabedoria? Que muitos dos racionais – homens – rejeitam e os irracionais – animais – acatam?

É mister o reconhecimento de um líder sobre as nossas vidas; faz-se necessário vivenciar a “Palavra” no tocante a verdade contextual ora, aqui expressa: A necessidade divina de submissão as autoridades, a qual, Deus ordena e defende e deixou escrito: "Todo homem esteja sujeito ás autoridades superiores; porque não há autoridade que não proceda de Deus; e as autoridades que existem foram por ele instituídas." (Rm 13.1)


EstherRogessi, Artigo: Liderança. Categoria: Narrativa. 25/03/10
Direitos Autorais Lei 9.610 fev/1998.
Creative Commons License
This obra by Attribute work to name is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Vedada a Criação de Obras Derivadas 2.5 Brasil License

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
Baronesa da Gothia Rogessi de A. Mendes (EstherRogessi). Pernambucana, outorgada com Título Nobiliárquico - Alta Insígnia BARONESA DA GOTHIA da Augustíssima e Soberana Casa Real e Imperial dos Godos de Oriente, DAMA COMENDADORA da Real Ordem dos Cavaleiros e Damas Rei Ramiro de Leão. Comendadora pelo CONINTER ARTES.. Escritora UBE/SP; Embaixadora da Paz (FEBACLA); Artista plástica, Membro Correspondente de várias Academias de Letras e Artes Nacionais e Internacionais. Consulesa e Comendadora. Tem escritos publicados em Antologias e Revistas Virtuais, no Brasil e exterior. Publicou o seu primeiro livro solo, pela Editora Literarte intitulado "Conflitos de uma alma" Romance ISBN 978-8-5835200-8-5 EstherRogessi recebeu várias premiações nacionais e internacionais.