sábado, 17 de abril de 2010

AOS DE CORAÇÃO PURO... TUDO LHES É PURO!



(I Reis 1. 1-4) Sendo, pois, o rei Davi já velho e entrado em dias, cobriam-no de vestes, porém não o aquecia.

...2- Então disseram –lhe os seus servos: Busquem para o rei, nosso senhor, uma moça virgem, que esteja perante o rei, e tenha cuidado dele, e durma no seu seio, para que o rei, nosso senhor, aqueça.

...3- E buscaram por todos os termos de Israel uma moça formosa; e acharam a Abisague, sunamita, e a trouxeram ao rei.

...4- E era a moça sobremaneira, e tinha cuidado do rei, e o servia; porém o rei não a conheceu.

PARÁFRASE:

Nos últimos dias do rei Davi, os males da velhice lhe sobrevieram. Às muitas riquezas, às vestes reais, e o amor de sua amada Bate-Seba, pela qual, pecou contra Deus e, que, a amou apaixonadamente até o seu último dia de vida, não o poupou dos sentires inquietantes, causados pelos cuidados para com o destino do reino.
O frio que o rei sentia, era um frio que nenhuma veste cessava, decorrente de uma febre emocional, por saber que, próximo estava o seu dia.

Ele bem conhecia os filhos que tinha.

Nesse ínterim, Adonias – o seu filho, que, nascera após Absalão – revelou-se traidor do próprio pai e do seu sucessor ao reino, por direito – Salomão.

Porém, os seus servos, com muito zelo por seu senhor desejavam, amenizar-lhe os sofrimentos últimos e, assim, cuidaram de trazer-lhe a presença e, para os seus cuidados, uma jovem virgem e formosa.

Ora, é notório que o estado do rei não lhe permitia adentrar, coabitar, sequer, uma mulher de fato, e, menos ainda uma virgem. Se não bastasse, ele – o rei, amava a Bate-Seba, a sua rainha –.

A virgindade da formosa jovem era o simbolismo da pureza que, deveria está na recamara real – no quarto real –.
Estrategicamente, foi cuidado, para que, estivesse com o rei, em seu seio, na sua intimidade, alguém que, desconhecesse os prazeres que um homem pode causar a uma mulher e, sendo ela virgem, sairia virgem, imaculada. A visão era preventiva. Para preservação moral do reino, quanto ao aparecimento de futuros herdeiros ao trono real. Pois, a continuidade do reino, viria através do escolhido pelo rei Davi – Salomão.

Subtendemos portanto, que os servos do rei Davi, por si, não teriam tal zelo e tampouco tal sabedoria. Mas, seguiram as determinações de Bate-Seba a rainha zelosa.

Quantos, deturpam a visão divina. E, blasfemam contra o Santo de Israel, degenerando-LHE a visão.

AOS DE CORAÇÃO PURO... TUDO LHES É PURO!
EstherRogessi, Mensagem: Aos de Coração Puro...Tudo Lhes é Puro! 17/04/10.
Creative Commons License
This obra by Attribute work to name is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Vedada a Criação de Obras Derivadas 2.5 Brasil License

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
Baronesa da Gothia Rogessi de A. Mendes (EstherRogessi). Pernambucana, outorgada com Título Nobiliárquico - Alta Insígnia BARONESA DA GOTHIA da Augustíssima e Soberana Casa Real e Imperial dos Godos de Oriente, DAMA COMENDADORA da Real Ordem dos Cavaleiros e Damas Rei Ramiro de Leão. Comendadora pelo CONINTER ARTES.. Escritora UBE/SP; Embaixadora da Paz (FEBACLA); Artista plástica, Membro Correspondente de várias Academias de Letras e Artes Nacionais e Internacionais. Consulesa e Comendadora. Tem escritos publicados em Antologias e Revistas Virtuais, no Brasil e exterior. Publicou o seu primeiro livro solo, pela Editora Literarte intitulado "Conflitos de uma alma" Romance ISBN 978-8-5835200-8-5 EstherRogessi recebeu várias premiações nacionais e internacionais.

Tesouros Escondidos...