quarta-feira, 10 de abril de 2013

RECIFE -PE É HOMENAGEADA PELA REAL ACADEMIA DE LETRAS - POA/MG










O editor Mário Pacheco Scherer, sabiamente, projetou com êxito a Antologia dos Cônsules da Real Academia de Letras - POA/MG  "Confraria dos  Poetas Brasileiros;" objetivando divulgar os seus Cônsules e respectivos Estados. Os prefeitos e Presidentes das Câmaras de Deputados dos Estados homenageados receberam 1 exemplar da Antologia e Carta de apresentação do Cônsul de seu Estado. A Consulesa EstherRogessi natural de PE, fez um breve histórico da cidade que adotou como que sua - Recife - expôs, através de fotos, alguns pontos turísticos de sua cidade e homenageou ao escritor e dramaturgo: Ariano Suassuna, por quem nutre admiração e respeito literário, com o texto de sua autoria, intitulado "ARES DE ARIANO." 



ARES DE ARIANO


Lembranças dos tempos idos...
Encontro o passado em meu presente.
O meu nascer, prenúncio do meu viver anunciado
 – de forma contundente.
A procissão parou no palácio do governo... Bem à frente!

Era dia de ‘Corpus Christi –  o meu pai governador do Estado.

ParahYba – ortografia  arcaica foi o meu berço, por pouco tempo.
Um rio de lágrimas surgiu do Rio – não de risos –, da opressão, revolução!
Acauã, Taperoá, Cariri paraibano,  aqui estamos, não pra ficar!
Chacoalhar, prá lá e cá, foi minha sorte, fuga da morte... Dos elos; da repressão, sina atroz  que arrancou meu pai de nós.
De tanto ver o torto.., fiz ‘Direito!’
Taperoá, mamulengos, desafio de viola ... Improvisação! Minha marca registrada na produção teatral.
Tema de samba enredo do Império Serrano.
Agora, o Rio que, outrora nos trouxe  lágrimas, ri... É carnaval!
Ainda em criança abracei um longo nome que,
docemente, me acolheu  num longo abraço
... Não mais me soltou: “Buraco de mar”, Paranãpuka  –Tupi – Pernambuco e eu...Aqui!

["Salve! Oh terra dos altos coqueiros!
De belezas soberbo estendal!
Nova Roma de bravos guerreiros
Pernambuco, imortal! Imortal!]

EstherRogessi - Escritora UBE Mat.3963. ARES DE ARIANO 03/03/10.
Homenagem a Ariano Suassuna;  1ª estrofe do Hino de Pernambuco. Autores: Oscar Brandão (letra),Nicolino Milano (Melodia)

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
Baronesa da Gothia Rogessi de A. Mendes (EstherRogessi). Pernambucana, outorgada com Título Nobiliárquico - Alta Insígnia BARONESA DA GOTHIA da Augustíssima e Soberana Casa Real e Imperial dos Godos de Oriente, DAMA COMENDADORA da Real Ordem dos Cavaleiros e Damas Rei Ramiro de Leão. Comendadora pelo CONINTER ARTES.. Escritora UBE/SP; Embaixadora da Paz (FEBACLA); Artista plástica, Membro Correspondente de várias Academias de Letras e Artes Nacionais e Internacionais. Consulesa e Comendadora. Tem escritos publicados em Antologias e Revistas Virtuais, no Brasil e exterior. Publicou o seu primeiro livro solo, pela Editora Literarte intitulado "Conflitos de uma alma" Romance ISBN 978-8-5835200-8-5 EstherRogessi recebeu várias premiações nacionais e internacionais.