segunda-feira, 1 de abril de 2013

A COERÊNCIA DE BOA APRESENTAÇÃO PARA A POSSE ACADÊMICA


Quando estive em Fortaleza - CE, no dia 26/01/13, para tomar posse na Academia de Letras e Artes – ALAF, presenciei  o que muito me apraz: organização.
A Chefa do Cerimonial: Izabelle Valladares conduziu a Solenidade de forma primorosa.

Sabemos que a etimologia da palavra SOLENIDADE  – oriunda do latim solemnitas, - atis significa qualidade do que é solene,  nestas  ocasiões existem formalidades que devem acompanhar o ato,  para que esse corresponda ao momento,  faz-se necessária a coerência.

Foi propício o momento em que Izabelle Valladares falou, para alguns neo-acadêmicos  presentes  – dentre esses a minha pessoa – , sobre a importância do uso das medalhas acadêmicas, e outras,  de forma correta. Ou seja, quando usar e quando não usar.  Foi bom estar naquele lugar – oportunidade para aprender. Senti pelos demais que não tiveram a oportunidade de participar daquela conversa instrutiva e tão necessária.

Seria edificante se antes de cada  Posse Acadêmica pudéssemos obter  tais informações, principalmente, no tocante ao vestuário – seria evitado o vexame de vermos fotos, com alguns  neo-acadêmicos vestidos de forma que não condiz com a ocasião. O vestuário para a Posse Acadêmica deve ser nas cores preta  e/ou azul marinho: o momento é “solene”. Jamais de sandálias rasteiras e coloridas!

EstherRogessi, Artigo: A COERÊNCIA DE BOA APRESENTAÇÃO PARA A POSSE ACADÊMICA, Recife, 01/04/13.

(...) As coisas maiores só devem ser ditas com simplicidade; a ênfase estraga-as. As menores precisam  ser ditas com solenidade; elas só se sustentam pelo modo de expressão, pela atitude e pelo tom. (Jean de La Bruyère)


Licença Creative Commons

O trabalho A COERÊNCIA DE BOA APRESENTAÇÃO PARA A POSSE ACADÊMICA de EstherRogessi foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil.   Recife, 27/03/13



Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
Baronesa da Gothia Rogessi de A. Mendes (EstherRogessi). Pernambucana, outorgada com Título Nobiliárquico - Alta Insígnia BARONESA DA GOTHIA da Augustíssima e Soberana Casa Real e Imperial dos Godos de Oriente, DAMA COMENDADORA da Real Ordem dos Cavaleiros e Damas Rei Ramiro de Leão. Comendadora pelo CONINTER ARTES.. Escritora UBE/SP; Embaixadora da Paz (FEBACLA); Artista plástica, Membro Correspondente de várias Academias de Letras e Artes Nacionais e Internacionais. Consulesa e Comendadora. Tem escritos publicados em Antologias e Revistas Virtuais, no Brasil e exterior. Publicou o seu primeiro livro solo, pela Editora Literarte intitulado "Conflitos de uma alma" Romance ISBN 978-8-5835200-8-5 EstherRogessi recebeu várias premiações nacionais e internacionais.